12 abril 2010

Seguridade Social discute formação médica em Hepatologia

A Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública nesta terça-feira (13/04) para discutir a revisão dos programas de especialização médica em hepatologia (que trata das doenças do fígado).

A audiência foi proposta pelo deputado Colbert Martins (PMDB-BA). Ele critica o modelo atual de formação dessa especialidade – dois anos em clínica médica, mais dois anos em gastroenterologia e um ano em hepatologia. "Esse modelo é inadequado, pois um ano é sabidamente insuficiente para a formação em hepatologia. Além disso, a gastroenterologia e a hepatologia têm pouco em comum ", afirmou.

Ele propõe uma revisão nos programas de formação em hepatologia, que leve em conta a atual complexidade das doenças hepáticas, cujo diagnóstico evoluiu nos últimos anos. "Precisamos atualizar os projetos pedagógicos para a formação do hepatologista neste novo cenário de avanços na tecnologia de diagnóstico. Além disso, não se concebe mais a formação de um especialista sem treinamento em transplante de fígado", disse.

Foram convidados:

- o representante da Sociedade Brasileira de Hepatologia Hoel Sette Júnior;

- a representante do Conselho Federal de Medicina Maria do Patrocínio Tenório Nunes;

- o coordenador-geral de Ações Estratégicas em Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Sigisfredo Luis Breneli; e

- um representante do Ministério da Educação.

A reunião será realizada às 14 horas no plenário 7.



Fonte: Agência Câmara

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons