24 abril 2010

Sesap inicia pesquisa em Saúde Bucal no RN nesta segunda

A partir desta segunda-feira (26/04), 17 bairros de Natal receberão as equipes da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. O objetivo é conhecer os problemas da saúde bucal da população para planejar ações de prevenção e melhoria em função das necessidades encontradas com a pesquisa.

Além de Natal, os municípios de Parnamirim e Alto do Rodrigues também farão parte deste levantamento, que terá duração de dois meses. A estimativa é que sejam atendidas ao todo 1600 pessoas, nas faixas-etárias: 5, 12, 15 a 19, 35 a 44 e 65 a 74 anos.

Cada equipe é formada por um cirurgião-dentista e um auxiliar em saúde bucal que irão visitar casas em bairros escolhidos através de sorteio censitário. Em Natal, serão pesquisados os bairros de Capim Macio, Quintas, Potengi, Candelária, Felipe Camarão, Igapó, Pitimbú, Cidade Alta, Tirol, Areia Preta, Praia do Meio, Pajuçara, Lagoa Nova, Bairro Nordeste, Neópolis, Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul.

Serão levantados dados de problemas bucais como cárie, manchas nos dentes, traumatismo dentário, problemas gengivais e ausência de dentes, além de questões sobre a condição socioeconômica dos pacientes e utilização de serviços odontológicos. As equipes coordenadas pelo Programa de Saúde Bucal da Secretaria do Estado da Saúde Pública (Sesap), num total de dez, foram capacitadas para o diagnóstico clínico em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Conselho Federal de Odontologia (CFO).

A coordenadora do Programa da Sesap, Goretti Menezes, explicou que é importante que a população receba bem os profissionais para o bom andamento da pesquisa e informou ainda que as equipes estarão devidamente identificadas com camiseta, crachá e boné.

No próximo dia 30 de abril, será feito o lançamento oficial da Pesquisa de Saúde Bucal exclusivamente para o Estado do Rio Grande do Norte, onde serão pesquisados 38 municípios. O evento contará com a presença dos Secretários de Saúde e dos Coordenadores de Saúde Bucal de cada município. A expectativa é que dentro de três meses os resultados da Pesquisa no RN sejam divulgados.

Repórter: Débora Brandão


Fonte: SESAP RN

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons