28 junho 2010

Escola da Saúde da UnP avança a passos largos

A Escola da Saúde da UnP está em constante evolução, seja em relação às atividades acadêmicas, de pesquisa e extensão, ou em relação à infraestrutura. Recentemente a profa. Gisele Gasparino assumiu a Direção da Escola, e em entrevista ao UnP EM FOCO fala sobre as novidades da área. Confira:

- A Escola da Saúde é a que reúne mais cursos dentro da Universidade. Quais são esses cursos e quantos alunos temos atualmente?

Temos uma gama completa na oferta de cursos da Saúde, o que favorece a integração nas ações e no ensino. Com 13 cursos em Natal e quatro em Mossoró, contamos com um total de aproximadamente 7669 alunos, destes cerca de 6244 em Natal e 1425 em Mossoró, sendo que estes números vêm crescendo significativamente a cada ano nos colocando em posição de destaque no Nordeste. Hoje contamos com os seguintes cursos: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

- A UnP oferece aos seus alunos a possibilidade de intercâmbio entre as universidades da Rede Laureate. Como isso é trabalhado entre os cursos da Saúde?

A Escola da Saúde é a maior receptora de alunos intercambistas na UnP, além disso, já temos um número significativo de alunos que realizaram intercâmbios em diferentes países como Espanha e México, oportunizando a troca de experiências de vida, de cultura e conhecimento. Os intercâmbios têm nos trazido muita satisfação em vários aspectos, pois sempre que um aluno se dispõe a viver novas experiências este sempre volta modificado e mais maduro, além de termos constantemente a reafirmação de nossa excelência acadêmica quando nossos alunos apresentam ótimo desempenho e trazem o depoimento que o ensino oferecido por nós é plenamente compatível com os diferentes locais visitados. Também recebemos alunos provenientes de diferentes países nos vários cursos da UnP. Vale um exemplo de alguns alunos que participaram do intercâmbio com o curso de Odontologia que mostraram grande interesse em retornar à UnP para ingressar no Mestrado do mesmo curso. Além dos intercâmbios institucionais que são viabilizados com muita competência pelo International Office, presenciamos recentemente a feliz iniciativa dos alunos do curso de Medicina (Coordenação Local de Estágios e Vivências - CLEV, apoiados pelo Centro Acadêmico - CAMEDUnP) que em parceria com o DENEM - Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina, aderiram ao Programa Internacional de Intercâmbio entre os alunos de Medicina.

- Quais as principais parcerias que beneficiam os cursos e, consequentemente, os estudantes da Escola da Saúde?

Possuímos várias parcerias com empresas privadas e órgãos públicos, além de Unidades Básicas de Saúde e Hospitais. A partir das mesmas temos conseguido proporcionar ao aluno uma aproximação da realidade, além de possibilitar a abertura no mercado de trabalho. Temos várias experiências em que o aluno, após a conclusão do curso, foi absorvido na própria empresa em que realizou seu estágio. Uma parceria sólida existe com o Município de Parnamirim, onde desenvolvemos o Projeto intitulado "Parnamirim Cidade Escola", em que os diferentes cursos da Escola da Saúde realizam suas atividades práticas, estágios supervisionados, TCCs, projetos de pesquisa e de extensão. Tais ações são efetivadas em diferentes segmentos deste município, como Unidades Básicas de Saúde, Hospitais, Escolas e UDA (Unidade Docente Assistencial). Essa parceria é viabilizada pela presença do Núcleo Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (NIPEC/UnP). O fato de concentrarmos as ações possibilita a verificação da eficácia e do impacto da Escola da Saúde da UnP nesta cidade, no aspectos da melhoria da qualidade de vida e modificação dos índices de saúde da população. Além dessa parceria, realizamos ações integradas junto às diferentes unidades pertencentes ao Município de Natal e a Secretaria Estadual de Saúde.

Veja a matéria na íntegra: http://www.unp.br/jportal/portal.jsf?post=4172

Por Ana Paula de Souza
Entrevista publicada no jornal UnP EM FOCO nº 213
De 28 de junho a 04 de julho de 2010

Fonte: www.unp.br

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons