02 junho 2010

Leptospirose: secretaria nega surto e promove ações de prevenção

Juliana Araújo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.
Apesar da confirmação de 11 caos de leptospirose no Rio Grande do Norte, somente no último mês, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) considera precipitado o alerta para uma epidemia da doença. O órgão divulgou, sexta-feira (28/05), uma série de ações que está promovendo para monitorar e prevenir a propagação da doença no município de Cruzeta, que registrou quatro notificações de casos suspeitos de leptospirose.

Segundo a Sesap, uma equipe composta de uma enfermeira e dois médicos veterinários foi deslocada para o local do surto há um mês atrás, no dia 28 de abril. Durante a visita, os profissionais visitaram pacientes notificados, analisando as condições sanitárias onde cada um vive, e avaliando informações referentes à fonte de água e histórico da doença nas famílias.

A equipe teria constatado a presença significativa de roedores na área urbana existente nas proximidades da Lagoa do Salgado. O relatório da visita apontou ainda que as residências, depósitos, armazéns, estábulos e/ ou garagens oferecem abrigo e alimento às espécies que, eventualmente, migram para a lagoa.

Dessa forma, seria possível que pessoas se infectassem através do contato direto com as poças d´água ou com a lama presente no local suspeito.

A partir dessas constatações, a Sesap passou orientações para que a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeta aterre a área de passagem, promova ações de eliminação e controle de roedores, e desenvolva ações educativas junto à população em geral.

Além disso, de acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, os técnicos da secretaria montaram armadilhas na área onde foram notificados os casos. No primeiro momento, acredita-se que a propagação seja conseqüência da sujeira e dos entulhos na região.

Em todo o Rio Grande do Norte, foram 13 os casos notificados e 11 confirmados de leptospirose.

No último dia 18, a IV Unidade Regional de Saúde Pública, em Caicó, havia confirmado a morte do agricultor José Batista dos Santos, natural de Cruzeta, acometido de leptospirose.

Sobre a morte do agricultor, Juliana Araújo disse se tratar de uma fatalidade que, para ela, não tem nenhuma relação com um possível surto no estado. "É precipitado se falar de um surto a nível estadual. Estamos realizando as ações no local das notificações e acreditamos que isso seja o suficiente no momento", destacou.

Leptospirose
A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. É uma zoonose (doença de animais) que ocorre no mundo inteiro, exceto nas regiões polares. Em seres humanos, ocorre em pessoas de todas as idades e em ambos os sexos. Na maioria (90%) dos casos de leptospirose a evolução é benigna.

Como ocorre em várias outras doenças infecciosas, o quadro clínico da leptospirose varia muito de indivíduo para indivíduo. O paciente pode apresentar desde quase nenhum sintoma, até um quadro grave com risco de morte.

Os sintomas gerais são diarreia, dores no abdómen e hipotensão.

O período de incubação pode variar de 2 a 30 dias. A média é 10 dias de intervalo entre a contaminação e o início dos sintomas da leptospirose.


Fonte: Nominuto.com

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons