01 junho 2010

UTIs de hospitais de Natal estão sem vagas


Um problema comum nos hospitais públicos do estado chega agora também às unidades da rede privada: a escassez de vagas em Unidades de Terapia Intensiva.

Hoje, os hospitais públicos do RN possuem 127 leitos de UTI para atender a população, já no setor privado esse numero é de 200 leitos, sendo 80 reservados a pacientes que tem o tratamento pago com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de acordo firmado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

Segundo o presidente do Sinmed, Drº Geraldo Ferreira, as áreas de cardiologia e pediatria são as que mais sofrem com a falta de vagas disponíveis. “Existe uma espera muito grande para esse tipo de especialidade. Isso já é problema comum na rede pública e agora começa a acontecer na rede privada”, explica.

Além das duas especialidades (cardiologia e pediatria), a obstetrícia também carece de leitos. O Hospital Maternidade Januário Cicco inaugurou seis novos leitos que ajudaram a amenizar a situação. “A maior carência na saúde do país hoje são os leitos de UTI”, afirma.


Fonte: Sinmed - RN

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons