02 junho 2010

RN é pioneiro em curso sobre mortalidade materna e infantil

O Rio Grande do Norte é o primeiro estado da região Norte e Nordeste a iniciar cursos sobre a redução da mortalidade materna e infantil. Dando início a esse trabalho de capacitação, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Centro de Formação de Pessoal para Serviços de Saúde (Cefope), realizou a aula inaugural na manhã desta quarta-feira (02/06).

De acordo com Magda Barreto, diretora-geral do Cefope, o objetivo dos cursos é atualizar os profissionais que trabalham na área da saúde para que eles possam atuar de maneira mais eficaz na assistência e orientação das gestantes.

Os agentes comunitários do Programa Saúde da Família (PSF), os auxiliares e técnicos de enfermagem - que trabalham na atenção básica de saúde, em maternidades, nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – vão participar do curso. Os alunos recebem todo material gratuitamente. Esse trabalho está sendo financiado pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde com um investimento de 12 milhões de reais.

Para participar da atividade é preciso estar trabalhando na saúde pública e ser encaminhado ao Cefope pelo gestor municipal de saúde. Visando uma melhor cobertura, os cursos serão ministrados em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará Mirim, Currais Novos, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Serão cinco cursos voltados para o tema da redução da mortalidade materna e infantil com 85 turmas, sendo um total de 2.500 alunos.

Durante o evento, houve a apresentação do Coral do Hospital Giselda Trigueiro e uma palestra ministrada por Ana Cristina, presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn). Também estavam presentes o secretário-adjunto estadual de saúde, José Fernandes, a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Joilca Bezerra, a diretora-geral do Cefope, Magda Barreto e a presidente do Comitê de Mortalidade Materna do Estado, Maria do Carmo Lopes de Melo.


Fonte: SESAP - RN

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons