30 março 2010

Anvisa apresenta primeiros dados de sistema pioneiro no mundo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou, nesta terça-feira (30), às 9h, o primeiro balanço do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). A divulgação, relativa ao ano de 2009, será focada no consumo de três substâncias que vêm sendo discutidas em razão do uso abusivo ou de seus efeitos secundários: os anorexígenos (inibidores de apetite) sibutramina e anfepramona, e o estimulante do sistema nervoso central, cloridrato de metilfenidato, usado para tratar o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Participam do evento o representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc), Bo Mathiasen; o presidente do Conselho Federal de Medicina, Luiz Roberto D`Ávila; o representante da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) Vladimir Stempliuk; o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos, e Elisaldo Carlini, diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cebrid), ligado à Unifesp.

Pioneiro no mundo, o SNGPC, implantado nos anos de 2007 e 2008, permite monitorar as vendas de medicamentos controlados realizadas nas farmácias e drogarias brasileiras. O sistema aponta hábitos de consumo, abusos na prescrição e na dispensação (entrega ao consumo) e situações de risco para a saúde da população, fornecendo elementos para a fiscalização desses ambientes e para a proposição de políticas específicas.


Fonte: Anvisa

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons