12 março 2010

Sesap pactua metas com municípios

Nesta sexta-feira (12), a Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) se reuniu com 14 técnicos de saúde das secretarias municipais de Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim para discutir metas que melhorem a atenção à saúde.

Os técnicos fizeram uma análise dos indicadores de saúde de 2009, e estabeleceram metas para os anos de 2010 e 2011. O papel do Estado nessa discussão é sugerir percentuais que precisam ser reforçados de acordo com cada indicador, de forma que o RN consiga atingir o objetivo proposto pelo Ministério da Saúde.

Ao todo, são 40 metas que variam desde a diminuição da taxa de internação hospitalar, da incidência de doenças congênitas e da redução de sedentarismo ao aumento do número de mamografias e ampliação do acesso ao pré-natal. Entre os indicadores prioritários estão a saúde do idoso, o controle do câncer de colo de útero e de mama, a redução da mortalidade infantil e materna, a redução do tabagismo, o fortalecimento da atenção básica, a saúde do trabalhador, a saúde mental e a saúde do homem.

Os melhores indicadores do Estado são a Estratégia Saúde da Família, que atinge cerca de 80% da população potiguar e o atendimento à criança. "Todo esse trabalho se volta para o desenvolvimento de ações que melhorem o acesso da população aos serviços de saúde em todos os níveis, desde a atenção básica até a alta complexidade", frisou a técnica em saúde, Severina Pereira.

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons