25 março 2010

Sesap registra redução de 73% dos casos no RN

O Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta terça-feira (23/03), o boletim de acompanhamento epidemiológico da dengue no Rio Grande do Norte. Foram notificados durante este ano 284 casos da doença, dos quais 12 suspeitos de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), em 2009 a Sesap notificou 1.066 casos. Houve, portanto, um decréscimo de 73,36%.

Dos 167 municípios do Estado, apenas 39 notificaram casos de dengue. A maioria dos registros está concentrada em Natal, onde foram notificados 171 casos de dengue, e quatro suspeito de FHD. Em Mossoró sete pessoas foram acometidas pela doença.

A Sesap alerta que a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não deixar água da chuva acumulada em laje, manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana, manter a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito, manter bem tampados tonéis e barris d’água, encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta, remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de escorrer pelas calhas, entre outras ações.


Fonte: Sesap

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons