17 março 2010

Livro: "Dr. CABELO"


O autor de "Dr. Cabelo" (o médico Luciano Barsanti, tricologista do Instituto do Cabelo) esclarece sobre a frequência correta do uso de xampu. Segundo o especialista, basta lavar os cabelos uma única vez por dia, evitando assim o ressecamento dos fios.

Leia abaixo o capítulo "Mitos e Verdades sobre os Cabelos":

Filho de pai careca será calvo.
Mito. Os avanços da tricologia já permitem, por meio de um diagnóstico precoce e preciso, determinar o tratamento adequado para "driblar" a calvície.
A calvície é herdada de genes maternos.
Mito. Não existe esta situação de herança exclusiva, predominantemente materna. Os genes podem vir do ramo paterno e, até, saltar gerações.
Tingir os cabelos provoca sua queda.
Mito. A última geração de produtos utilizados para tingir os cabelos alcançou níveis tecnológicos seguros e sofisticados. Por seu lado, os tinturistas --cabeleireiros especialistas em tingimento-- vivem em constante aprimoramento e tornam cada vez mais seguros os processos de tingimento, eliminando o risco de queda dos fios.
Cabelos brancos são mais fortes. Arrancar os fios é uma alternativa para livrar-se deles.
Mito. A textura dos cabelos brancos é igual à textura dos cabelos de cor natural. Quem arranca os fios brancos somente ficará mais calvo.
Raspar os cabelos fortalece os fios.
Mito. Não faz diferença alguma.
Cabelos longos caem mais.
Mito. Os cabelos longos são mais visíveis e embaraçam entre si, após a queda, dando a impressão de maior quantidade de fios caídos.
Cortar os cabelos considerando as fases da lua é bom.
Mito. É ineficaz. As fases da lua só influenciam as marés.
Dormir com os cabelos molhados "apodrece" a raiz.
Mito. O máximo que pode acontecer é provocar um resfriado.
Pílula anticoncepcional no xampu fortalece os fios.
Mito. Além de não melhorar em nada a saúde dos cabelos, a pílula anticoncepcional no xampu, em vez de ingerida, pode provocar uma gravidez indesejada!
Escova definitiva ou progressiva faz cair cabelos.
Mito. Se o procedimento for realizado por um técnico treinado e com produtos legalizados não há problema. Realizar um teste prévio no fio é fundamental antes de realizar o procedimento.
Não existe tratamento que faça nascer cabelos.
Mito. A medicina do terceiro milênio já tem condições de reverter o processo de calvície e, quanto mais precoce for o tratamento, melhor será o resultado. Desconfie dos tratamentos "milagrosos" e que prometem resultados imediatos.
O recheio da babosa é bom para os cabelos.
Mito. O extrato de Aloe vera (babosa) é benéfico quando usado topicamente. A planta in natura pode causar alergia ou irritações tópicas.
Os cabelos se acostumam com a utilização contínua de um mesmo xampu.
Mito. Para cada couro cabeludo há uma indicação específica de xampu. Esta indicação não deve ser mudada sem orientação médica.
O uso de gel faz cair os cabelos.
Mito. O gel não é prejudicial aos cabelos. Use fórmulas sem álcool e silicone (PVP). Dormir com gel não é recomendável; pode ocorrer a quebra dos fios.
Remédios para calvície causam impotência sexual.
Em termos. Trabalhos realizados com o ativo finasteride de que cerca de 1% dos indivíduos tem diminuição da libido com o uso do medicamento. Também em porcentagem próxima a 1%, homens relataram o efeito colateral ingerindo placebo (remédio sem efeito), fato que sugere indução psicológica à disfunção erétil e à falta de interesse sexual.
Caspa e seborreia causam a queda dos cabelos.
Verdade. A quase totalidade de pacientes com queixa de quedos cabelos apresenta a caspa e a seborreia como fatores causais primários ou coadjuvantes.
Estresse é causa de calvície.
Verdade. Esta situação ocorre quando o estresse é o fator primário da queda, que pode acontecer até um ano após o desgaste emocional. O estresse está presente também, com frequência, como fator desencadeante da causa genética.
Bonés, bandanas, elásticos e tiaras podem causar calvície.
Verdade. Os bonés aumentam a oleosidade e só devem ser usados como proteção ao sol. Prender o cabelo com elásticos e tiaras leva a um processo muitas vezes irreversível de queda, chamado de alopecia cosmética de tração, pois provocam o arrancamento dos fios.
Lavar a cabeça diariamente faz bem para os fios.
Verdade. O hábito de lavar a cabeça diariamente é saudável porque vivemos em um país tropical, com temperaturas medianas quase o ano todo. Use xampus sem sal, sem corantes e com pH fisiológico (6,5). Estas informações constam no rótulo dos produtos.
Banho quente prejudica os fios de cabelo.
Verdade. A temperatura da água deve estar sempre em torno de 20ºC. Água quente resseca os fios, aumenta a oleosidade e favorece a queda dos cabelos.
O uso de condicionador no couro cabeludo é prejudicial.
Verdade. Uma regra básica: tudo o que é bom para o couro cabeludo é bom para os fios, porém nem tudo que é bom para o fio deve ser usado no couro cabeludo. Isto vale para os condicionadores, cremes de pentear e os chamados xampus 2 em 1.
A caspa e a seborreia aumentam no inverno.
Verdade. Existem vários fatores que propiciam o aumento da caspa e da seborreia durante o inverno. A menor exposição do couro cabeludo à luz do sol favorece sua descamação. Além disos banhos mais quentes e a alimentação com maior quande açúcar e gorduras de origem animal favorecem o aumento da oleosidade.
Fonte: FolhaOnline
Dica de Leitura: by RayWagner

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons