27 março 2010

EXAME DE ORDEM PARA OS NOVOS MÉDICOS AINDA É APENAS ESTUDO

O Fórum Dilemas Éticos, do CREMERN, debateu a possibilidade de implantação do exame de ordem também para os novos médicos.

A polêmica está estabelecida: mesmo existindo uma tendência à defesa de um exame de ordem para os médicos, como há para os advogados, os expositores do 1º Fórum Dilemas Éticos do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte, que debateu o tema “Exame de Ordem para Médicos Recém-Formados – Avaliação da Necessidade e Implantação no Brasil”, fizeram questão de salientar que não será esta medida que alavancará a formação do estudante de medicina. Isso porque é preciso também que as faculdades de medicina, sejam elas públicas ou particulares foquem numa avaliação mais empírica de seus graduandos.

Os palestrantes convidados foram os médicos Fernando Menezes, que é Superintendente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP/PE, que falou sobre“Aplicabilidade e Validade do Exame de Ordem para Recém-formados”, e Henrique Carlos Gonçalves, que é Coordenador do Departamento Jurídico do Conselho Regional de Medicina de São Paulo – CREMESP, que discorreu sobre “Experiência do CREMESP”.

A idéia em discussão alimenta a expectativa de que esse exame de ordem seria elaborado com critério e maior complexidade, se aproximando mais da realidade da prática médica. Assim, o exame viria para melhorar o atual sistema de concurso de residência médica no qual a prova exige, segundo os palestrantes, apenas o famoso decorar. O tema, é claro, atraiu a atenção dos estudantes de medicina que compareceram ao auditório do Memorial da Medicina, onde os debates foram realizados, na noite do último dia 24, quarta-feira.

Eles ouviram dos palestrantes a defesa da aplicação de um exame de ordem para os médicos recém-formados, o que não empolgou os estudantes, embora a argumentação dos palestrantes tenha sido baseada em estudos e pesquisas realizadas tanto no Brasil como no exterior.

No final do debate o médico Henrique Carlos Gonçalves considerou: “Sei que é difícil para vocês estudantes de medicina ouvirem alguém dizer que depois de seis anos de faculdade será preciso que vocês façam uma prova, como o da OAB, para serem médicos. Mas, eu digo à todos aqui, que depois de passadas muitas experiências na profissão, após tantos anos, vocês também concordarão comigo”.

O 2º Fórum Dilemas Éticos 2010, do Conselho Regional de Medicina –CREMERN vai acontecer no próximo dia 20 de abril, a partir das 20 horas, no auditório do Memorial da Medicina e vai debater “O Novo Código de Ética Médica”.


Fonte: Assessoria de Comunicação do CREMERN

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons