As inscrições para o 'Prêmio Jovem Cientista' foram prorrogadas até o dia 30 de junho de 2010. Na sua XXIV edição, o prêmio terá como tema "Energia e Meio Ambiente - Soluções para o Futuro", que incentiva a pesquisa das fontes alternativas de energia que respeitam o meio ambiente.
A energia é imprescindível à nossa sobrevivência, mas deve ser produzida e consumida sem comprometer as gerações futuras. A maioria dos países tem como principal fonte de energia os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural. Contudo, além de não serem renováveis, eles são os responsáveis pela grande parcela da poluição ambiental e consequentemente pelos impactos na mudança do nosso clima.
O Brasil é um dos poucos países com capacidade de ampliar suas alternativas energéticas, porque tem um vasto território e abundância de recursos naturais. Fontes alternativas de energia, como o biodiesel, têm colocado o país em destaque no cenário mundial, mas ainda são necessários mais estudos e pesquisas e, o mais importante, colocar esse conhecimento em prática.
Alguns dos temas que devem ser explorados são: o desenvolvimento de fontes alternativas de energia que sejam menos poluentes e mais eficientes; a exploração racional dos recursos energéticos; os projetos de prédios inteligentes; a busca de tecnologias energéticas apropriadas ao uso e à produção dos pequenos produtores rurais; e o estudo dos impactos da geração de energia sobre os recursos biológicos e a biodiversidade.
Pensando nesses desafios, o CNPq, a Fundação Roberto Marinho e a Gerdau Escolheram "Energia e Meio Ambiente" para ser o tema do XXIV Prêmio Jovem Cientista. Se você desenvolve estudos ou pesquisas nesse tema, não deixe de concorrer.
Mais informações, sobre como participar e ainda sobre a premiação, podem ser encontradas no site: www.jovemcientista.cnpq.br.
Fonte: www.unp.br
0 comentários:
Postar um comentário