Georgi Lozanov; educador búlgaro, utiliza música relaxante para conduzir o cérebro do aluno a operar na faixa Alfa de frequência ( 8 a 12 CPS ), na qual ocorre o máximo potencial de aprendizado.
Antes de começar cada lição, o aluno ouve uma música relaxante através de fones de ouvido. A música desempenha um papel triplo: primeiro ajuda a relaxar, depois ativa o cérebro a receber informações e aí então ajuda a levar a informação para os bancos de armazenamento de memória de longo prazo.
Os alunos também são estimulados a tocar e a ouvir música barroca antes de ir dormir, enquanto repassam a lição que estavam estudando. Desta forma o subconsciente continua arquivando a nova informação durante o sono.
A técnica de aprendizagem acelerativa com música compreende três passos:
1. Música introdutória, e exercícios de respiração profunda, para relaxar e ajudar a atingir o estado ótimo de aprendizagem;
2. Utilizar um "concerto ativo" sendo que a informação deve ser lida no compasso da música de fundo;
3. Utilizar um "concerto passivo" em que o estudante lê ou ouve a informação suavemente no compasso de uma música barroca ao fundo, para levar a informação aos bancos de memória.
SELEÇÕES TÍPICAS
Concerto ativo:
Beethoven, Concerto para Violino e Orquestra em Ré maior, Opus 61 .
Tchaikovsky, Concerto Número 1 em Si bemol menor para Piano e Orquestra.
Mozart, Concerto para Violino e Orquestra, Concerto Número 7 em Ré maior.
Haydn, Sinfonia Número 67 em Fá maior; Sinfonia Número 69 em Si maior.
Beethoven, Concerto Número 5 em Mi bemol maior para Piano e Orquestra, Opus 73 ("Imperador").
Concerto Passivo:
Corelli, Concerti Grossi, Opus 6, Números 2, 8, 5 e 9.
Handel, A música Aquática.
J.S.Bach, Fantasia em Sol maior, Fantasia em Dó menor e Trio em Ré menor; Variações Canônicas e Toccata.
Corelli, Concerti Grossi, Opus 4, Números 10, 11 e 12.
Vivaldi, Cinco Concertos para Flauta e Orquestra de Câmera.
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